Escrever pode mudar tudo.


sexta-feira, 8 de março de 2019

Todo Poder às Mulheres


As mulheres sofrem e muitas ainda não compreendem por que sofrem. A castração feminina (e do feminino) começa em casa, nos comentários, nos murmúrios, nas fofocas e, grande parte das vezes, termina em casa e no trabalho, na violência verbal, nos socos e pontapés, no feminicídio. No último ano, 4,7 milhões de mulheres foram agredidas fisicamente; 4.254 foram mortas, desses homicídios, 1.173 foram casos de feminicídio (quando o crime é motivado pela vítima ser mulher).

Muitos homens e muitas mulheres (!) ainda pretendem controlar o corpo, o pensamento e (pasmem!) até mesmo o sentimento das mulheres. Quando o homem trai, bem... foi mal, desculpe, é apenas um homem. Quando a mulher trai, é chamada de "vagabunda", às vezes pelo homem com quem se relacionou (!), quase sempre por outras mulheres (!).Vencemos a luta pelo divórcio em 1977, mas as mulheres ainda são socialmente apenadas quando se divorciam. As mulheres separadas ainda são vistas como ameaça por outras mulheres.

Quando era pequeno, lembro das pessoas sussurrando nas costas de mulheres muito queridas: "ela é divorciada", como se carregassem uma marca tenebrosa. Ainda outro dia, para minha absoluta tristeza, ouvi um comentário do tipo: "mas ele vai deixar ela viajar com a fulana, ela não é separada?". Oh Senhor! Tende piedade! Ela não sabe o que diz! A ignorância reina absoluta naquela cabecinha miúda.

Vivemos em um canto do planeta tão desgraçadamente atrasado que a amizade entre um homem e uma mulher é vista como coisa impossível, com desconfiança ou desaprovação. O que vão pensar? O que podem falar? Mulheres conversam com mulheres, homens conversam com homens. Nas reuniões sociais sentam-se em rodas distintas. Há assuntos de mulheres e assuntos de homens. Quando os homens são promíscuos em seus relacionamentos, bem... são homens. Quando as mulheres se relacionam com muitos homens, são "galinhas", "periguetes", são perigosas, desajustadas, coitadas.

Eis aí a origem da violência contra a mulher, dos insultos verbais, dos socos, dos chutes, dos espancamentos, das mortes. Se você se enquadra em algum dos padrões descritos acima, é duro dizer, mas infelizmente você também é responsável. Você é responsável por cada olhar de reprovação, por cada comentário maldoso, por cada julgamento. Acreditamos que as mulheres não podem isso, não podem aquilo, não podem falar alto, dizer palavrão, sentar de pernas abertas, não podem gritar quando gozam (as putas podem, as mulheres não). E as punimos severamente se elas ousam pensar e sentir de modo diverso do que lhes foi determinado pela sociedade patriarcal.

Ainda vivemos nas cavernas. Na África, todos os anos, cerca de 3 milhões de meninas e mulheres sofrem mutilação sexual, que consiste em amputar o clitóris e partes dos pequenos e grandes lábios da vulva (ONU, 2015). No ocidente, sequer entendemos direito como a mulher goza e como é o órgão genital feminino. Para explicações detalhadas, divertidas e estarrecedores vale a pena ler A Origem do Mundo: uma história da vagina ou a vulva vs. o patriarcado, da quadrinista sueca Liv Strömquist.

Lembro que Jesus andava com as prostitutas. Ainda hoje as condenamos e denegrimos. Quantas não sofrem enredadas nas redes de prostituição! Quantas não sofrem por não ter o trabalho legalizado! É preciso, no dia de hoje, homenagear as prostitutas, esquecer por um instante a degradação moral que envolve o ato de vender o corpo, e lembrar, nem que seja por um instante, da necessidade, da dor e da doação sublime que é o ato de oferecer o próprio corpo.

Convivo com mulheres maravilhosas, aprendo muito com todas elas. Minha homenagem mais que especial à minha fantástica esposa, à minha filha extraordinária, à minha mãe, à minha sogra, às minhas irmãs, cunhadas, sobrinhas e primas. Minha homenagem às minhas professoras, alunas, colegas e amigas queridas. São todas exemplos para mim. As mulheres são fantásticas. Sofro com as mulheres e me maravilho com elas. Nada é tão lindo como uma mulher andando ou dançando, falando, cantando, discursando ou fazendo o que quiser, desde que seja livre.

Que um dia, todas as mulheres possam estar livres das amarras que lhe são impostas. Que elas possam pensar, sentir e fazer o que quiserem. Que possam amar e gozar como quiserem. Que possam mandar. Todo o poder às mulheres.


Nagibe Melo
Juiz Federal. Professor da UniChristus. Autor do livro Abrindo a Caixa-Preta: por que a Justiça não funciona no Brasil?



Nenhum comentário:

Postar um comentário