Escrever pode mudar tudo.


domingo, 16 de setembro de 2018

Alegria, Alegria!

A Bianca tem 17 anos. Eu, como todo pai, babo. Babo. Acho a minha filha maravilhosa, linda, sensacional! Eu admiro tudo nela: o jeito de falar, o jeito de vestir, o jeito de dançar. Eu acho o máximo o jeito como ela é amiga dos amigos e amigas, a maneira como ela enfrenta os desafios e encara a vida.

Durante os últimos 17 anos eu fiz um milhão de coisas com a Bia: brinquei na praça, ensinei-a a nadar e a andar de bicicleta, tomei banho de piscina, de mar, de rio, de açude, fui ao cinema e ao teatro, li pra ela, contei histórias, brinquei de esconde-esconde, de fazer coceguinhas, fui pra dança, ouvi músicas, muitas músicas.

Ouvi todas as musicais infantis do tempo dela, os DVD’s Xuxa Só para Baixinhos fizeram sucesso absoluto aqui em casa, até hoje, se alguém der o tom, sou capaz de cantar boa parte das músicas de cor. Os musicais da Disney foram a minha trilha sonora durante anos:. Toy Story, Aladdin, Famila Adams, A Era do Gelo. Ela dançou, tão pequenininha, todos esses festivais com a Rossana Pucci. Eu batia muitas e entusiasmadas palmas da plateia. Eu sonhava com o High School Musical de tanto que escutei, assisti e dancei. Sim, eu também dançava me fazendo de Zac Efron para conquistar minha pequena musa, para ser aquele cara bacana aos olhos dela.

Quando ela entrou na adolescência, a casa foi invadida por uma trilha sonora diferente, eu não conhecia quase nada: do quarto dela ou da sala vinha funk, conheci o Nego do Borel (e gostei); sertanejo: Luan Santana, Gustavo Lima e você, Marília Mendonça, Simone e Simaria; o forró eletrônico do Wesley Safadão (ow nome!); a malandragem da Anitta e um monte de gente que não lembro.

Ela também escuta uma música alternativa excelente, dessas que é sucesso no You Tube, mas não aparece na televisão. Recomendo a Mariana Nolosco, é sensacional! Foi luta pra eu descobrir quem é a Mariana Nolasco. Sempre que eu perguntava, a Bia revirava os olhos, respondia meio de má vontade, defendendo ferozmente o seu espaço. Mas, como eu sou um pai meio chato e entrão, sempre arranjava um jeito de perguntar de novo.

Nunca consegui guiar o gosto musical da minha pequena infanta, cedo desisti de sequer sugerir qualquer coisa. Talvez algum dia eu tenha tentado os Beatles, assim muito de leve. Acho que todo mundo tem que tentar os Beatles. Sem duvida nenhuma, será sua melhor chance. Ela não deixou transparecer qualquer entusiasmo. Se gosta tanto quanto eu, ainda não dá o braço a torcer. Jogo duro. A Bia tem uma personalidade forte e faz questão de deixar os limites da sua individualidade muito claros. Eu babo. Mas suspiro. Depois da adolescência, então, muitas vezes fiquei totalmente broken heart. Tá certo, bem lá fundo, sinto orgulhoso de toda essa resolução e potência. Mas suspiro.

Pois bem, pois bem, meus amigos. Eu não poderia deixar passar em branco que, desde ontem, dia 15 de setembro do ano da graça de Nosso Senhor de 2018, escuto, vindo do quarto da Bia, persistentemente, escuto Chico Buarque, escuto Caetano Veloso! Roda Viva, Alegria, Alegria, e até Apesar de Você. Parece que o disco está furado! Parece que eu voltei no tempo e estou redescobrindo Chico e Caetano, que já eram o que são quando comecei a ouvi-los. Escuto surpreso, meu coração canta calado, não deixo transparecer a emoção.

Ver se formarem os filhos, essas pessoas tão diferentes e tão parecidas conosco, é mesmo maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário